BUSCA

terça-feira, 16 de agosto de 2011

CUIABÁ ESPERA PELOS CONVENCIONAIS EM 2012


Oestado de Mato Grosso, onde está localizada Cuiabá, que sediará nossa 18ª Convenção Nacional, foi ocupado durante o período de colonização do Brasil por meio das expedições dos Bandeirantes, sendo reconhecido como território português pelo Tratado de Madri, de 1751.
Cuiabá está situada no Centro Geodésico da América do Sul, demarcado pelo Marechal Rondon, no início do século 20, e às margens do rio de mesmo nome e formando um aglomerado urbano com a cidade de Várzea Grande. Juntas, as duas cidades somam cerca de 800 mil habitantes segundo o Censo 2010 do IBGE. Ficou conhecida como "Cidade Verde", por causa da grande arborização, principalmente de mangueiras e cajueiros em seus quintais.
A cidade foi fundada em 1719 pelo bandeirante paulista Pascoal Moreira Cabral. Logo após sua fundação, uma grande jazida de ouro foi encontrada, transformando-se na Vila do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Em determinado momento, a vila chegou a ter mais habitantes que São Paulo, a capital da província.
geodesico_thumbsO fim do ciclo do ouro deixou a cidade praticamente estagnada e isolada até boa parte do século XX. A partir da década de 70, com a chegada de migrantes, principalmente sulistas, a cidade teve um bom desenvolvimento econômico e apresentou um crescimento populacional acima da média nacional, até meados dos anos 90.
Nos últimos 15 anos, o crescimento diminuiu, acompanhando a queda que ocorreu na maior parte do país. Hoje, além das funções político-administrativas, é um pólo comercial e de serviços. A cidade prepara-se também para ser uma das 12 sedes do Campeonato Mundial de Futebol da Fifa, a ser disputado em 2014.
Boa parte das tradições cuiabanas se deveu, em parte, ao isolamento sofrido pelo município em quase dois séculos. Outro fator que explica parte das características das manifestações culturais é o convívio de várias culturas desde sua fundação. A miscigenação de índios que ali viviam, com os bandeirantes paulistas e os negros levados para lá como escravos criaram uma característica cultural marcante em Cuiabá e nas cidades ao seu entorno. Todos esses fatores se refletem na gastronomia, nas danças, no modo de falar e no artesanato.
Ainda hoje são traços característicos da culinária tradicional, cuja base são os peixes, pescados nos rios da região e no pantanal mato-grossense, espécies como pacus, pintados, caxaras e dourados, preparados e consumidos de várias maneiras, em pratos como a Maria Isabel, a farofa de banana e o pirão.


para mais informações acesse: http://www.alcoolicosanonimos.org.br/convencao2012/

O conforto para seus pés está aqui!!!

O conforto para seus pés está aqui!!!
As melhores ofertas

PASSADO DO BLOG

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...