A divisão das tarefas domésticas é um dos dramas diários da vida conjugal em que os papéis tradicionais e os ideais modernos sobre igualdade se chocam – às vezes de formas surpreendentes. Uma sala empoeirada pode não ser só uma sala empoeirada. Para os casais mais jovens, dividir as tarefas domésticas significa que mulheres e maridos têm de deixar para trás antigos ideais sobre as mulheres como donas de casa perfeitas.
O mais importante é conversar sobre suas expectativas, sobre o que gostam e o que não gostam, seus padrões e suas limitações de tempo ao dividir as responsabilidades das tarefas domésticas. Pesquisadores da Universidade de Minnesota que acompanharam 21.501 casais descobriram que 49% estavam preocupados com a divisão injusta do trabalho em casa; 44% não estavam à vontade dividindo o trabalho de acordo com os papéis tradicionais e preferiam escolher as tarefas com base nos interesses.
A chave do sucesso: nos casais mais felizes, maridos e mulheres viam sua combinação como igualitária. Nos menos felizes, ambos viam seus papéis como tradicionais. Eis como chegar a uma divisão satisfatória do trabalho.
1 - Dividam responsabilidades, e não apenas tarefas – e desista do controle se a tarefa não for sua. Se lavar a roupa, passar o aspirador ou fazer compras é seu trabalho, cabe a você fazê-lo regularmente – sem precisar ser lembrado. É muito freqüente, segundo os especialistas, que as mulheres mantenham o poder de programar o trabalho doméstico e que os maridos se vejam como ajudantes, não os executivos encarregados das tarefas. Experimente o sistema de honra.
2 - Relacione todas as tarefas domésticas e fixe sua lista em um local visível. Sugira que ambos façam o que puderem. Após uma semana, mais ou menos, reúnam-se novamente e vejam se a divisão parece eqüitativa – e revejam os itens que ambos evitaram. Ninguém quer levar latas e garrafas ao centro de reciclagem nem aspirar a escada? Alternem ou façam um trato. Guarde uma cópia da tabela de tarefas no computador, para que uma nova possa ser impressa e exibida toda semana – assim, você tem a satisfação de toda vez riscar um item concluído.
3 - Trabalhem juntos. Transformar o trabalho de uma pessoa numa tarefa de duas pode ajudar a motivar o parceiro que normalmente não é responsável por lavar lençóis ou cortar a grama. Dividam a tarefa e vocês terão tempo para conversar enquanto as mãos estiverem ocupadas. Tire partido dos seus pontos fortes. Dividir o trabalho por áreas de expertise é um bom começo – desde que ambos sintam que o resultado é satisfatório.
4 - Faça uma tabela de tarefas. Limpar o chão do banheiro e da cozinha, aspirar o pó e levar o lixo para fora também são tarefas divididas igualmente. Não censure, não engula a raiva nem faça greve de sexo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Qual sua opinião?